INÍCIO

sábado, 19 de novembro de 2016

O que é geopolítica?



É uma área das ciências humanas que estudas as relações políticas dos países utilizando parâmetros geográficos e históricos. Estas relações ocorrem em um  espaço mundial, regional ou local (dependendo de sua amplitude) e podem ser amistosas ou não.  Por exemplo: A segunda guerra mundial foi um acontecimento geopolítico nada amistoso de proporções mundiais.



A geopolítica  pode tratar de diversos assuntos, como os relacionados a:
-Questões militares e bélicas
-Defesa de fronteiras e recursos 
-Disputas ideológicas


QUESTÕES MILITARES E BÉLICAS

Neste contexto as ações geopolíticas ocorrem na tentativa (através da negociação diplomática) de evitar conflitos ou (caso já exista o conflito) defender os interesses de um determinado país ou grupo de países agindo de maneira estratégica para conseguir os “melhores” resultados possíveis.

Por exemplo, o Irã é proibido de refinar urânio (utilizado na produção de bombas atômicas) para fins armamentistas, pois está em constante conflito ideológico (por motivações religiosas) com Israel e poderia iniciar uma guerra nuclear, tendo em vista que os líderes iranianos já se dispuseram em público a aniquilar o estado judeu do mapa.


DEFESA DE FRONTEIRAS E RECURSOS 
Constantemente observamos países invadindo ou reivindicando territórios de outros países por causa dos recursos naturais.  Deste modo, a manutenção e defesa das fronteiras é uma questão geopolítica bastante dinâmica e gerou diversos conflitos durante a história. Além dos conflitos gerados as fronteiras também são relacionadas a problemas como a imigração ilegal, o tráfico de drogas e o contrabando de produtos (armas, eletrônicos, entre outros). Em países de grande extensão de fronteiras, como o Brasil, é difícil o controle efetivo das mesmas o que acaba gerando problemas internos.

Por exemplo: O Território do Acre pertencia antigamente à Bolívia, mas foi ocupado por brasileiros em busca de látex, com o passar do tempo e após um longo período de conflitos envolvendo brasileiros e bolivianos o Brasil comprou o Acre. 


DISPUTAS IDEOLÓGICAS

Neste âmbito a geopolítica trata sobre o modo de pensar e de se organizar de um povo do ponto de vista social e econômico. Os conflitos geopolíticos no campo das ideologias talvez sejam os mais complexos, pois podem desencadear outros tipos de conflitos. 

Por exemplo, a “guerra fria” foi uma disputa geopolítica motivada por ideologias contrárias polarizadas entre socialistas (URSS) e capitalistas (EUA). Este conflito iniciou-se após a segunda guerra e praticamente dividiu o mundo em torno das duas grandes potências mundiais da época que divergiam, principalmente, no ponto de vista ideológico econômico. 

Deste modo, podemos perceber que geopolítica é o estudo das relações entre países que se baseia nas questões espaciais e históricas para compreender a atual configuração territorial, política e social de um determinado lugar. Em busca de tal compreensão são analisados diversos aspectos como os bélicos e militares, fronteiriços, econômicos e ideológicos. Neste sentido, para compreendermos as relações internacionais atualmente, seus conflitos, suas inimizades e tensões é necessário a observação destes diversos aspectos que se encontram nos estudos geopolíticos.  

Gostou do infográfico? Compartilhe com seus colegas! 
Ficou com dúvidas? Pergunte nos cometários ou pela nossa Fan Page!
Críticas construtivas ou sugestões são muito bem vindas sempre!
Foi um prazer aprender juntamente com você! Visite-nos mais vezes!