1 TÚNEIS DA IDADE DA PEDRA (STONE AGE TUNNELS)
Arqueólogos descobriram, recentemente, evidências de uma extensa rede de túneis subterrâneos, os quais chegam a uma profundidade de 700 metros - na Baviera, Alemanha. O fato de existirem por cerca de 12 mil anos é um testemunho da habilidade dos construtores.
Apesar da rede - aparentemente - não se ligar, especialistas acreditam que pessoas usaram esses túneis para viajar com segurança, independentemente do perigo que estavam enfrentando. Por todo o sistema, há o que parecem serem áreas de armazenagem e de estar.
2 O OBELISCO INACABADO
Aswan - Egito. O obelisco inacabado de Aswan é uma grande curiosidade que vale a pena ser visitada. Ele foi esculpida diretamente da rocha-mãe, mas depois de rachaduras apareceram no granito, a construção do obelisco foi abandonada.
3 MOHENJO-DARO
É um sítio arqueológico situado na província do Sind, no Paquistão e é um dos primeiros grandes assentamentos urbanos, com sinais de ambos planejamento da cidade, a organização social e um sistema de drenagem. Estima-se que 40 mil pessoas viviam na área.
4 CAVERNA DAS ÁGUAS VIVAS (Os vikings descobriram a América)
L'Anse aux Meadows (do francês L'Anse-aux-Méduses, "Caverna das Águas-vivas"). é um sítio arqueológico no extremo norte do Canadá, onde foram encontrados restos de uma vila viking em 1960 pelo explorador norueguês Helge Ingstad e sua mulher, a arqueóloga Anne-Stine Ingstad. L'Anse aux Meadows provou-se ser da cultura escandinava devido à similaridades entre características das estruturas e artefatos encontrados no local e aquelas dos sítios arqueológicos da Groenlândia e da Islândia, originários por volta de 1000 d.C.
5 A PORTA DO SOL
A Porta do Sol é um dos mais impressionantes monumentos incaicos. Localizada em Tiwanaku, no território da atual Bolívia, é conhecida em todo o mundo como um exemplo do alto grau de perfeição alcançada pela cultura pré-colombiana na América do Sul, tanto por seu belo aspecto artístico, como pela simbologia contida em seus baixos-relevos. A porta do Sol pesa em torno de 10 a 13 toneladas, teria sido construída em 200 a.C.